TEXTOS

Brennand
(Acesse o link para ler o texto completo, escrito por Fernando Portela em 2002)

(...) E o certo é que, a partir do momento em que você transpuser os portais do Templo, operar-se-á uma revolução no seu jeito de encarar a Arte - e a vida enquanto contemplação do mundo.   Arquétipos, sombras, ancestralidades, anseios fugidios, depressões, tudo o que for inconfessável emergirá aos borbotões da sua pobre alma - e você não mais será o mesmo espectador. Dependendo de como encara a idéia do “ovo primordial”, da sua origem neste planeta, essa perturbação poderá ser bastante escura - mas também poderá ser leve, até; só que haja terapia para equacioná-la! Nem tente.
  
Não tenho dúvida; você também não tenha dúvida: Francisco Brennand, 75 anos, é hoje o mais importante e criativo artista visual deste país. Um demiurgo? Talvez, na medida em que os Anjos se aprimoram na faina humana até atingirem a excelência do insight. Brennand é só insight, só intuição. Usa registros eruditos, sendo às vezes didático, provavelmente para não enlouquecer. Ele precisa nominar suas obras de “Lilith”, “Hidra”,  “Hércules”, “Hália” - além da amantíssima Vênus, a minha e todas as suas irmãs - , como única possibilidade de se ater à Terra e não transportar-se de vez aos espaços inefáveis. (...)


Anjos voam
(Acesse o link para ler o texto completo sobre Pastores Alemães Brancos)

(...) Há muitas outras referências transcendentais relacionadas a esse animal inigualável, que, aliás, eu nunca vi exatamente como um cão, mas como um extraterrestre. Não sei se a incidência da luz é maior no seu pelo ou na sua alma; talvez nos dois, pois segundo o Livro do Apocalipse, o branco é a cor das vestes daqueles que são realmente puros. (...)



Nenhum comentário:

Postar um comentário